Release é um single criado por Pedro Bessa, um amigo que fiz quando estudávamos Relações Internacionais no Rio de Janeiro. Durante a pandemia, eu havia voltado a morar em Fortaleza, enquanto ele estava vivendo em Berlim. Eu estava aprendendo a editar vídeos, e ele a produzir música eletrônica.
A experiência do isolamento gerou em muitos uma sensação de suspensão temporal, acompanhada por uma abertura criativa. Tivemos mais tempo para nós mesmos, para redescobrir quem somos essencialmente e quem estávamos sendo naquele momento de pausa da vida coletiva.
Dentro de casa, passamos mais tempo conosco, como se estivéssemos observando uma fotografia, um retrato, de forma mais detalhada. Fomos levados a relembrar o que ainda sonhávamos e o que verdadeiramente desejávamos para que nossa alma se sentisse liberta. Forçados a permanecer dentro de casa, ficamos menos atarefados com o mundo externo. Exploramos novas habilidades, nos reconectamos com pessoas distantes, o que me fez sentir que o tempo presente havia sido devolvido a nós.
☄︎ R e l e a s e . 21.12.21 〰️ é um videoarte que fala dessa libertação, desse momento de ruptura com o externo e do mergulho na escuta interior, que nos exige soltarmos o medo que nos prende e impede de conhecer uma camada mais profunda de nós mesmos. Essa reflexão, manifestada em videoarte, foi produzida de forma espontânea e quase urgente.
Eu iniciei a edição do vídeo logo após receber a mensagem do Bessa com o arquivo da sua música. Ao tocá-lo pela primeira vez, instantaneamente vieram à mente as cenas narrativas de gestos, breves, e cheios de significado — um encontro inesperado, a angústia de uma espera, o entregar-se ao outro, ou dançar de olhos fechados na multidão — capturados em filmes ou videoclipes de música que me ajudaram a narrar o que eu precisava expressar. Em algumas horas, após entrar em um estado de flow criativo, consegui trazer à tona minha capacidade de intuir o que há na minha mente e no meu coração por meio das minhas memórias em ebulição e associação de sons, imagens e ideias, como uma dança improvisada no palco.
O processo de edição em flow me permite experimentar e ouvir melhor a minha própria verdade. Revisitar esse vídeo anos após sua primeira publicação me faz reconhecer nele o desejo por liberdade e a vontade de me permitir estar sempre em mudança ☄︎ , num eterno movimento de transformação. 〰️
Comments